Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Caretaker no parque Hooke é uma verdadeira inovação. O Invisible Studio foi contratado pela proeminente escola de arquitetura – the Architectural Association – para desenvolver um projeto conceito em um protótipo de baixo custo feito de madeira no seu estado verde, usando apenas árvores que cresceram e caíram no local.
A construção utiliza diferentes tipos de madeiras de acordo com o caso, como lariço / cedro / álamo / abeto de Douglas / abeto. A madeira também é usada no aquecimento e isolamento. Esta é, até onde se sabe, a primeira construção verde de madeira isolada aos padrões passivehaus (“Casa Passiva”).
O processo de construção é super-eficiente. A obra é seca – as pequenas estacas são de aço, sendo os únicos itens estruturais que não são de madeira.
A peça chave da construção é a pesada parede norte que dá privacidade e isolamento, enquanto a fachada sul possui uma grande varanda concebida como uma extensão da sala de estar. O formato do telhado se dá pela necessidade de se obter o máximo de luz solar pelo leste no dormitório principal e a sala de estar com uma boa vista do campus. O dormitório e a sala de estar são separados por uma passarela permitindo vistas emolduradas da floresta.
Mesmo a marcenaria foi fabricada no local – a cozinha (que usa tubos de cobre expostos nas torneiras) tem balcões de madeira robusta e as escadas usam um inovador sistema de articulações secas que ganha força a medida que a madeira seca. O corrimão utiliza tubos de aço, soldados no local.